Monday 10 August 2015

Não te escondas...



Preconceitos, frustrações e inseguranças de algo que não gostamos ou aceitamos no nosso corpo, e o bullying que se sofre em grande parte das vezes por tais factos, são situações que reflectem a realidade de muitas meninas e mulheres, e que ainda estão muito presentes na nossa sociedade.
E estou a falar deste tema, porque fui convidada pela Catarina do blog I Love Spring Time, a fazê-lo juntamente com outras bloggers, mas acima de tudo, porque nós temos de ser superiores e saber lidar com as situações, pois ninguém é e nem nunca vai ser perfeito.
Em muitos casos, essas diferenças que nós achamos feias e horríveis aos olhos dos outros bem intencionados são, o que mais cativam, nos tornam mais belas e interessantes, ou seja, de certa maneira fazem de nós pessoas únicas!

O caso mais falado, que mais vergonha e ataques gera é, a questão do peso. Eu confesso que nunca sofri de excesso de peso, já estive com mais uns quilinhos, depois menos, enfim nunca foi algo que me preocupasse porque também já faz parte da minha genética.
Mas se tu achas que tens a mais ou já tiveste, não deixes que isso te afecte, porque o importante é que te sintas bem contigo própria, que te sintas feliz, e pensa que as pessoas que te apontam o dedo ou criticam são, aquelas que não sabem o que é a felicidade, que não têm vida própria, e precisam de atacar os outros para poderem viver. É disso que se alimentam, e quantas mais oportunidades tiverem para o fazerem mais fortes serão, logo cabe a nós mudar isso.

Sim, tal como já referi ninguém é perfeito, e também eu tive e tenho os meus problemas que me deixam muitas vezes desanimada, referentes ao meu corpo ou não. E agora, vou-me abaixo por causa deles, nem pensar! Se o fizer, aí é que quem não quer a minha felicidade, o meu bem estar, o meu sucesso vai ficar a pensar que conseguiu destruir o meu bem mais precioso, a minha auto-estima. E para tudo há truques, há soluções é só aprender a lidar com o que temos, e a fonte principal para isso está na nossa cabeça, na nossa força psicológica. Já lá vai o tempo, em que me preocupava com a opinião negativa dos outros.

Agora falando um pouco mais sobre mim, posso dizer-te que eu sempre tive em todo o meu braço esquerdo pigmentação de pele (manhas mais escuras, tipo sardas), mas isso nunca me afectou, e eu sei que olhavam e questionavam; inclusive, eu lembro-me de o meu médico ter-me limpo o braço com álcool e algodão para ver se era sujo, dá para acreditar. Na altura nem liguei porque era muito criança, mas hoje em dia até acho piada ao ridículo da situação. O facto é que sempre lidei muito bem com isso, e porque também não tive factores para acontecer o contrário, como o bullying.

Outro problema que me afecta é, minha coluna que já não está assim muito direitinha e que me causa dores muitas vezes, culpa minha e das minhas brincadeiras malucas em criança, e dos maus hábitos dos tempos de escola, em que a moda era usar a mochila ao fundo do rabo! Agora já se começam a ver as consequências, ou seja, estou ligeiramente corcunda, mas tento sempre corrigir isso, estando com posturas mais direitas, os meus familiares alertam-me se estiver errada, e assim que possível irei fazer ginásio, porque se os músculos estiverem mais desenvolvidos e fortes, eu terei um melhor suporte na coluna, logo ficará mais direita.

Estas eram as minhas "inseguranças", até ao dia em que olhei para uma foto e reparei bem no meu rosto, aí sim, tive medo que também reparassem, e confesso que não gosto nada, mas mesmo nada de falar disto.
Portanto, eu tenho uma assimetria no rosto causada também por uma mordida cruzada, ou seja, os meus dentes são muitos certinhos, mas os meus maxilares não encaixam, porque os dentes do inferior estão desviados para o lado esquerdo, e isso faz com que eu tenha um lado mais saliente que o outro.
Mas como é algo que só se nota em imagens paradas, como fotos em que o rosto fica em destaque, é ai que tenho uma maior preocupação com o mesmo para que fique mais proporcional, tenho atenção aos melhores ângulos, e a maquilhagem e cabelo também ajuda.
É óbvio que um aparelho, se tivesse sido detectado a tempo e se houvesse possibilidades financeiras para tal, teria corrigido e melhorado. Contudo, actualmente já o vou poder fazer se a avaliação assim o permitir, pois o resultado não será o mesmo nem perfeito, visto o dentista já me ter informado que já estou no limite da idade para o tratamento, porque requer situações que só é possível em criança quando temos o corpo em desenvolvimento.


Mas apesar de tudo isto, eu admito que sou vaidosa, gosto de cuidar de mim e de me sentir todos os dias uma mulher bonita, não devo nada a ninguém, e se quiserem falar mal, que falem! Aliás devo sim; tenho o dever de ser e tentar ser sempre feliz e melhor, por mim e para mim.
Por isso, não te prendas ao que os outros dizem, o que fizeres, faz por ti e para o teu bem, sê feliz como és todos os dias, não há mal nenhum em gostarmos de nós próprias, e se um dia quiseres mudar para mais e melhor, vai em frente.
Não te escondas, não vale a pena e segue sempre o teu coração!

#unidasporumcorpofeliz (hashtag Instagram)


5 comments:

  1. ALFREDO10/8/15

    Hola Angela;
    Que bonito lo que escribes, me encanta. Estas guapísima ,como siempre.
    Un beso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muchas, muchas gracias Alfredo!!! :D

      Delete
  2. Adorei para palavra. Excelente!!!
    Beijo grande linda ;)

    ReplyDelete
  3. Este foi um bom tema para falar, neste tempo ainda há muita gente que sobre com esses preconceitos e isso é terrível, eu dou a minha mão por essas pessoas coitadas
    Beijinhos

    ReplyDelete