Ovo numa rodela de pimento
Apesar de eu ser uma pessoa magra por natureza, e porque também tenho algum cuidado com a minha alimentação, não posso negar que adoro um bom ovo estrelado.
Contudo não é de todo a melhor opção, por isso tive de pensar e tentar encontrar uma maneira de fazer algo semelhante, saudável e saboroso ao mesmo tempo.
Et voilà! Aqui está esta magnifica sugestão, ovo numa rodela de pimento, longe de todo aquele banho de gordura a que fica sujeito, quando é frito em óleo.
Para acompanhar fiz, umas deliciosas batatas no forno, bife de frango grelhado e curgete também ela grelhada.
Mas agora o mais importante, saber como se faz!
Ingredientes (para 1 pessoa)/ingredients (for 1 person):
- 1 ovo/egg
- 1 rodela de pimento verde, vermelho, amarelo ou laranja/green, red, yellow or orange pepper
- 1 bife de frango/chicken steak
- 2 batatas médias/medium potatoes
- 1/2 curgete fatiada/sliced zucchini
- alho picado seco q.b./dry chopped garlic
- sal q.b./salt
- pimenta q.b./pepper
- pimentão q.b/red pepper
- azeite q.b/olive oil
- ervas da província secas q.b/dried herbes de provence
- salsa seca q.b./dried parsley
Começa por ligar o forno a 200º C, descasca as batatas e dispõem-nas num tabuleiro, tempera com sal, pimenta, pimentão, ervas da província e um fio de azeite. De seguida leva-as ao forno por 20 minutos, penso que será o suficiente, visto eu fazer esta parte a olho, logo é uma questão de ires verificando, até porque os fornos variam muito.
Enquanto as batatas assam, coloca uma chapa (frigideira com ondinhas) em lume médio a aquecer, quando sentires que está à temperatura necessária, coloca o bife e tempera com um pouco de sal (não temperes muito tempo antes, porque seca a carne, e esta por norma já é), deixa por 5 minutos de um lado e depois do outro, e assim consecutivamente.
Quando atingir uma cor esbranquiçada, coloca um pouco de alho picado, pimenta e salsa. E porquê não o fazer ao mesmo tempo que o sal? Porque se colocares estes temperos logo de início, vão acabar por queimar e dar um gosto amargo ao bife. A carne fica pronta quando atingir uma cor dourada dos dois lados, este será o ponto ideal.
E para que depois de pronta a carne não fique fria, a que tentar fazer mais coisa ao mesmo tempo. Portanto, põe uma frigideira em lume médio com azeite suficiente, só para que o ovo não agarre (mesmo que seja anti-aderente, pois também é uma maneira de dar mais sabor). Coloca a rodela de pimento (retira bem a parte branca que o pimento tem no interior, pois é indigesta) e tempera com sal, pimenta e alho picado, deixa alguns segundos, e de seguida adiciona lentamente o ovo para que fique com a gema perfeita e bem centrada. Tempera a gema com uma ligeira pitada de sal e a clara com pimenta, reduz um pouco o lume, e tapa a frigideira com uma tampa para que o ovo coza no vapor.
Depois de alguns minutos e quando a clara já estiver quase pronta, adiciona ervas da província. Desliga o lume quando notares que a clara está completamente cozinhada e coloca-o num prato.
Na mesma frigideira (porque fica o aroma do pimento) e em lume médio, volta a colocar um pouco de azeite e alho, dispõe a curgete fatiada finamente e tempera com sal e pimenta. Deixa alourar dos dois lados.
Que ótimo aspeto! Acho que vou tentar reproduzir. Beijinho,
ReplyDeleteneptunesecrets.blogspot.pt | facebook | diário viajante blog
Experimenta, vais ver k é muito bom! :)
Deletebjinhos
yummy, que excelente aspeto!! ;D
ReplyDeletenovo post no meu blog :D <3
ReplyDeleteQue bom!!
ReplyDeleteJá segui de volta :)
Beijinho*
Novo post no blog
http://andreiiaad.blogspot.pt
Obrigada linda! bjinhos :)
DeleteTem muito bom aspecto :-)
ReplyDeletehttp://thelifestyleandfashion.blogspot.pt
Obrigada bjinhos :)
Deletenovo post querida :) <3 beijoca
ReplyDeleteObrigada pelo comentário fofinho! bjinhos :)
ReplyDeletenice recipe!
ReplyDeletexoxo,
Winn | ♥
winscribbles.blogspot.com | Instagram
Acho que vou experimentar este prato delicioso, tem tudo do que eu gosto adoro
ReplyDeleteBeijinhos