Wednesday 30 December 2015

Beautiful hair need care


Nós sabemos que para além do nosso rosto, o nosso cabelo também é a nossa imagem de marca, e por essa mesma razão ele tem de estar sempre cuidado, bonito, com brilho e saudável acima de tudo!
Ao contrário do que se pensa, não é só no Verão que ele requer atenção extra, melhor dizendo, ele precisa de cuidados constantemente, porque até nas estações mais frias, ele também fica sujeito a agressões diárias, sedo que as principais são o frio e o vento, que o tornam mais fraco e susceptível a quebrar.
Eu não sou nenhuma expert no assunto, mas vou dar-te algumas dicas básicas de como cuidar dele, e produtos que uso para que tenha um aspecto mais saudável!


A principal das principais é, uma boa e saudável alimentação, pois é no interior que tudo começa. Contudo há alimentos mais direccionados para o cabelo, como por exemplo:
  • cenoura
  • espinafres
  • aveia
  • salmão
  • soja
  • laranja
  • morangos
  • iogurte magro
  • agrião
  • gelatina
  • ovos
Beber muita água também é fundamental, e como para mim isso é um pouco difícil principalmente em dias frios, eu opto por beber chás, sendo que um deles é específico para cabelo, pele e unhas.


Outra razão para o manter com brilho e livre das pontas espigadas é, afastarmos-nos o máximo possível de aparelhos de frisar e esticar, os famosos secadores e Babyliss. Eu já fui alucinada por eles, usava todos os dias, e desde que comecei a gostar mais do meu cabelo tal como ele é ao natural e a deixar de usar esses aparelhos, senti uma diferença enorme para melhor!
Mas se usarmos de vez em quando e protegendo sempre bem o cabelo com um protector de calor, os danos vão ser muito menores.
Outras dicas fundamentais são, não usares qualquer tipo de químico, como espumas, lacas, ou óleos, antes de usares aparelhos de calor, porque nesse caso basicamente vais fritar o cabelo, e enquanto tiveres o cabelo quente, não o dobres, apertes, nem coloques elásticos, pois isso só vais ajudar com que ele fique mais quebradiço!


Quanto aos produtos que uso e como tenho madeixas californianas o que seca um pouco algumas partes do cabelo, opto já a algum tempo pela gama da Elvive Total Repair da L'Oréal (shampoo, condicionador, máscara e spray), que se encontra à venda nos supermercados. Visto que já passa-mos pelo Outono, em que começa a típica queda de cabelo, e como agora já estamos no Inverno, uso a gama Elvive Arginine Resist (shampoo, condicionador e máscara) também da L'Oréal, da qual gosto bastante e que na minha opinião diminui relativamente a queda, mesmo sem se usar os complementos da gama, que são o spray e as ampolas.
Uma pergunta que também surge muito é, "Devemos estar sempre a trocar de shampoo?". Não é propriamente necessário, até porque é o teu cabelo que te vai indicar se precisas ou não, ou seja, hoje precisas de um para cabelos estragados mas amanhã o teu problema pode ser oleosidade ou caspa.



Os passos de pré, lavagem e pós cuidado com o cabelo que eu faço não têm nada que saber, mas começo por te dizer que só o lavo dia sim e dia não, porque em tempos lavava-o todos os dias e acho que o cabelo ficava mais seco e sem vida, e sinceramente também não já tenho paciência!
Primeiro escovo bem o cabelo, porque como o tenho ondulado com tendência a encaracolar nunca o faço quando está seco depois de lavado, caso contrário perde a beleza natural e parece mais uma juba de leão!
Depois lavo com o shampoo, aplico o condicionador nas pontas, e uma vez por semana utilizo a máscara da mesma gama.



Seco um pouco com a toalha sem fazer fricção, tal como quando aplico qualquer produto, porque caso contrário danifica os fios, deixando-os escamosos. Volto a pentear, mas desta vez com um pente de dentes largos ou simplesmente com os dedos, aplico o spray e finalizo com o creme para definir os caracóis. Actualmente estou a usar o da Skala Hidronutritivo, embora não me agrade a 100%, pois deixa os cabelos um pouco "colados".
Quando as pontas estiverem ligeiramente mais secas, aplico o óleo Gliss Oil Elixir da Schwarzkopf para reparar, nutrir e cuidar das mesmas, que uso desde sempre e que para mim  está aprovadíssimo. Por fim é só deixar secar ao natural, que é sempre a melhor opção!

Estes são os cuidados que tenho com o meu cabelo e dicas que uso comigo mesma, e com isto espero ter-te ajudado de algum modo.
No entanto deves ter em atenção que nem todos os cabelos são iguais, por isso primeiro avalia, conhece bem o teu para saberes o que ele realmente precisa, e para que ele possa simplesmente brilhar!

All photography by Ângela Machado


16 comments:

  1. Fotos lindas e cabelo também ;)
    kiss
    Bom ano!

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada linda, bom ano para ti também!!!
      bjinhos :D

      Delete
  2. Dicas muito boas! Qual o chá para o cabelo ? Tens o cabelo muuuuito bonito!xo
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! O chá é da marca Cemporcento e na embalagem diz mesmo "Cabelo,pele e unhas" custa 0,99€, e por norma compro no Continente na secção de alimentação saudável.
      Bjinhos :)

      Delete
  3. Loved this! Thanks for the advice and good tips. Your hair is stunning may I add. Smiles from London :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thank you so much sweety! I love your city!!! ;)
      xoxo

      Delete
  4. Beautiful hair now I wish my girl had same as yours... .... LAST POST OF THE YEAR

    ReplyDelete
  5. Gostei imenso do post, o teu cabelo é lindo *-*
    Tem um bom ano, xx

    www.myclassicvogue.tk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada minha querida! bjinhos

      Delete
  6. Gostei muito do post, óptimos conselhos :)
    O teu cabelo é lindo!

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz em saber! Obrigada e muitos beijinhos

      Delete
  7. Nomeei-te para uma tag!
    Tag

    ReplyDelete
    Replies
    1. Farei assim que possível! ;)

      Delete
  8. Que dicas fantásticas, obrigada por partilhares! :D
    Nomeei-te para uma TAG, espero que gostes!
    Beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada!
      Assim que possível farei!
      Bjinhos

      Delete