Friday 2 October 2015

...espaços pequenos, grandes ideias!


Para quem tem espaços pequenos, na maioria das vezes não é fácil ter tudo arrumadinho, organizado e ao nosso dispor sempre que precisamos.
E tal como eu, existem muitas pessoas que moram em pequenos T1 ou estúdios, e nesses casos às vezes torna-se difícil ter de tudo um pouco.
Sendo assim, trago-te algumas ideias e sugestões da minha própria experiência para aproveitar ao máximo todos os cantinhos disponíveis no meu T1.

A ideia principal e da qual eu me orgulho bastante é, o meu atelier!
Pois é, para mim era fundamental ter um dentro das minhas condições, porque como já deves saber eu faço acessórios de moda, também costuro, faço bricolage, etc. E consequente disso tenho imensos e diversos materiais em casa que precisam de estar organizados para quando eu preciso de os usar.
Foi então que me lembrei de um pequeno espaço entre o quarto e a casa-de-banho, fiz uns esboços, pedi ao meu tio (página de Facebook Fábrica de móveis José Gomes Cabral) para me fazer um móvel por medida ao meu gosto e com o que precisava. Optei por branco, porque deste modo aumenta visualmente mais o espaço, vejo melhor as peças pequenas e é uma cor agradável.
Quanto aos puxadores, escolhi uns que se destacassem sobretudo pelo formato (como os que têm a forma de um pássaro), do que propriamente pela cor rosa, mas que são fofinhos isso são!
Complementei depois, com caixas e prateleiras para assim ter mais arrumação, e finalizei tudo com alguma decoração em tons claros, para que ficasse um espaço mais harmonioso e para eu dar asas à minha imaginação.
Todos os pormenores foram pensados até aos mínimos detalhes, e eu adoro o meu pequeno atelier!


No quarto optei por sommier onde consigo guardar imensas coisas, como lençóis e mantas, ou outras que não se usam diariamente.
Quanto ao armário isso é que é mais chato, porque tenho de partilhá-lo. O método que uso não é o mais prático mas com tanta roupa e para o poder aproveitar tem de ser.
Portanto o que eu faço é, pendurar só o que não pode ser dobrado por causa dos vincos, como camisas, saias compridas, etc. Organizo por cores ou modelos e tento pôr por cabide 4 peças, tudo que seja t-shirts, calças, vestidos, basicamente tudo que é muito justo, eu dobro e arrumo nas gavetas e prateleiras.
Outra dica que te dou e uso desde sempre é, ter só no armário a roupa correspondente a cada estação do ano, ou seja, sempre que a nova estação vem eu troco a roupa e deixo só a que vou usar na mesma, e a restante eu guardo noutros espaços.


Uma boa opção para o calçado e carteiras são, os organizadores em caixa como por exemplo estes.


Para eu guardar os meus colares e fios compridos também tive de arranjar uma solução, visto que numa caixa eles ficam todos presos uns aos outros.
Logo se tenho um espelho grande, porque não aproveitar a parte trás para fazer uns cabides, e deste modo organizar bem melhor os meus fios.
Ficam "escondidos", mas de uma maneira prática para quando eu quiser usar algum.


No resto do apartamento é tudo normal, móveis com muito arrumação mas sem nada de especial.
É só de salientar que parte do sofá também tem um sistema de arrumação como o da cama, e utilizo caixas decorativas que também são ótimas para arrumar objectos mais pequenos.


Se precisas ou precisares de ideias, espero ter-te ajudado de algum modo, porque muitas vezes organizar uma casa ou quarto não é fácil, principalmente porque o dinheiro não dá para tudo, mas o importante é sermos criativos, práticos e procurar boas soluções.
E se quiseres saber algo (como de que loja é ou se ainda se encontra à venda), sobre alguma peça em questão não hesites em perguntar!

Product photography by
Ângela Machado


10 comments:

  1. Amei as ideias, bem interessante.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Gostei imenso das ideias :)
    Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Que giro! Ideias bonitas e organizadas :)
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem que ser! Obrigada bjinhos :)

      Delete
  4. adorei as ideias!! :) beijinho

    ReplyDelete
  5. Amei as dicas simples e práticas, já estou seguindo seu blog flor, bjinhos :*

    http://millanonato.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Adorei todas as ideias... cada local mais lindo que o outro.
    muitos parabens.
    beijo enorme

    ReplyDelete