Wednesday 17 February 2016

Papas de aveia com maçã

Porridge with apple


Acho que é lógico, querermos começar bem o dia e de preferência cheias(os) de energia para enfrentar as horas que se seguem!
Confesso que nunca tinha provada papas de aveia, por norma misturo-a nos cereais, iogurtes, panquecas, etc, visto que numa papa nunca achei algo muito cativante para o meu paladar nem para a minha vista, até ter experimentado esta receita. E não vais acreditar, é deliciosa, parece arroz doce mas numa versão para pequeno-almoço e bem, bem mais saudável.

A aveia está cheia de benefícios para a saúde, rica em proteínas, fibras que são ótimas para um bom funcionamento do trânsito intestinal. é uma grande ajuda para quem quer perder ou controlar o peso, pois dá-te uma maior sensação de saciedade, e também ajuda no combate ao excesso de glicose e mau colesterol  no sangue.
Quem diz pequeno-almoço, também diz uma ótima refeição para pré-treino, pois terás nutrientes, vitaminas, minerais e energia que precisas para teres um bom rendimento durante o exercício físico, ajuda a ganhares massa muscular e a queimar calorias. Mas vê lá não comas minutos antes, caso contrário corres o risco de ficar mal disposta(o), convém que o faças de preferência pelo menos uma hora antes. 
Contudo, há a necessidade de algum controlo, pois em excesso a aveia pode causar desconforto abdominal e sensação de ventre inchado, que para nós mulheres não é muito bonito, principalmente com roupa justinha!

Bem, mas não te atrapalhes porque não tens de perder muito tempo para fazeres esta receita, é bem fácil, rápida, e surpreendentemente deliciosa!
Obviamente, podes alterar ou adicionar alguns ingredientes, como por exemplo, usares outra fruta ou juntar frutos secos, fica ao teu gosto e critério.


Ingredientes (para 2 pessoas)/Ingredients (for 2 persons):
  • 1 caneca de água/cup of water
  • 1/2 caneca de leite magro/cup of skim milk
  • 1/2 caneca de flocos de aveia/cup of oat flakes
  • 1 pau de canela/cinnamon stick
  • 1 casca de limão/lemon peel
  • 1 colher de chá de canela em pó/tsp of cinnamon powder
  • 1 colher de sopa de açúcar amarelo/tbsp of brown sugar soup
  • 1 maçã/apple
  • 1 fio de mel/honey wire

Num tacho mistura a água, o leite e a aveia, e em seguida junta o pau de canela, a casca de limão e o açúcar. Coloca no fogão em lume alto.
Assim que lenvantar fervura baixa o lume, e mexe bem até obteres uma consistência cremosa, semelhante ao arroz doce.
Adiciona a maçã com casca (a casca da maçã é opcional, mas deste modo consegues ter mais nutrientes) partida em cubinhos e mexe por mais uns 2 ou 3 minutos, até a mesma estar cozinhada.
Quando estiver pronta, delicia-te com esta refeição cheia de coisas boas, regada com um fio de mel e polvilhada com um pouco mais de canela.

Product photography by Ângela Machado


6 comments:

  1. Já guardei a receita para ver se faço no fim de semana :)
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Depois partilha uma foto para eu ver e saber se gostaste!;)
      Beijinhos

      Delete
  2. aiiii, que delícia!! adoro :D

    ReplyDelete
  3. Tem um ótimo aspeto!
    Vou fazer já para o meu lanche pois tenho os ingredientes necessários! Obrigada pela partilha!
    A seguir,beijinhos!
    Adriana do blog LSF www.lightstreetfashion.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Sempre amei papa de aveia, a receita da minha família é bem mais simples e menos sofisticada mas essa parece ser bem deliciosa, com certeza vou tentar ! :D
    Deixando aqui nosso blog, sinta-se a vontade para nos visitar! Desde já seguindo você. Blog lindo, vontade de morar por aqui!

    www.oluscofusco.com

    ReplyDelete